Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Piloto e engenheiro do IPEV participam do recebimento da segunda aeronave SC-105

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h03

AIRBUS SPS C295 MSN181 BRASIL 04 11 2019001

      Ocorreu no período de 21 de outubro a 08 de novembro de 2019 a campanha de recebimento da segunda aeronave SC-105 (FAB 6551) de Busca e Salvamento. As atividades aconteceram nas dependências da empresa AirBus, em Sevilha (Espanha), e contaram com a capacitação de profissionais do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) na realização dos testes para a certificação.

      A Campanha conduzida pelo Cel Av Cabral, Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na empresa EADS-CASA (GAC-CASA), foi concluída com sucesso graças ao apoio e empenho de diversas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sendo elas: DCTA, IFI, IPEV, 2°/10° GAv, DIRMAB, PAMA-GL, GAC CASA e COPAC.

      O IPEV, por meio do Piloto de Provas, Ten Cel Alisson, e do Engenheiro de Provas, Cap Preisighe, foi responsável pelos ensaios em solo e em voo, dos sistemas de missão e plataforma da aeronave. O Ten Cel Av Alisson destaca que "A incorporação da segunda aeronave irá incrementar a capacidade da FAB em realizar as ações de Busca e Salvamento em Combate ao longo dos 22 milhões de quilômetros quadrados."

      Vale ressaltar que o emprego da nova aeronave potencializa a operacionalidade da Aviação de Busca e Salvamento da FAB seja nas missões de Ajuda Humanitária ou na busca a uma aeronave acidentada, nas quais a participação do vetor é de grande relevância. Dotado de sensores ópticos e de infravermelho que possibilitam localizar objetos e pessoas em lugares mais fechados ou em alto-mar. O FAB 6551 é a primeira aeronave a ser entregue com o sistema de reabastecimento em voo, o que irá ampliar ainda mais a sua capacidade operacional.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página