Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA ministra a Aula Inaugural do XXIX Curso de Ensaios em Voo

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 09h01
01 1 CEV imagem
 
     O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia 13 de maio, a Aula Inaugural do XXIX Curso de Ensaios em Voo (CEV) modalidade Asa Fixa (AF). A palestra foi ministrada pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT/DCTA), Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro OTERO.
 
 
 
01 6 CEV imagem
 
    A cerimônia presidida pelo Senhor Diretor-Geral do DCTA, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de AGUIAR contou com uma plateia composta por Oficiais Generais do DCTA, Diretores, Comandantes e Chefes das unidades subordinadas a GUARNAE-SJ, Provas e Curingas, servidores e militares do IPEV, e os alunos do XXIX CEV-AF.
 
 
 
 
01 5 CEV imagem
 
     Inserido na atividade de Ensaios em voo desde 1991, o palestrante Brig Eng Otero, é reconhecido como Curinga 23. Com uma vasta experiência em grandes projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) dentro da atividade de ensaios em voo, apresentou uma realidade onde a plateia pôde reconhecer a importância e valorização da atividade de Ensaio em Voo diante do cenário de mudanças e de inovações do mercado aeronáutico.
 
 
01 4 CEV imagem
 
 
      O Curso de Ensaios em Voo tem a finalidade de preparar tripulações compostas por pilotos e engenheiros para executar as atividades relacionadas com voos de desenvolvimento de aeronaves ou sistemas, como também, formar técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para coletas de dados, a fim de contribuir para o aumento da capacidade operacional da FAB.
 
 
 
01 2 CEV imagem
 
         Até a presente data, a Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV (EFEV), formou no Curso de Ensaios em Voo no Brasil, 112 Pilotos de Ensaio, 83 Engenheiros e 118 Instrumentadores de Ensaio. E no XXIX CEV-AF recebe 05 novos alunos, sendo 02 pilotos de ensaio experimental, 02 engenheiros de ensaio experimental e 01 engenheiro instrumentador, sendo eles:

  - Cap Av André Marques Peixoto;

  - Cap Av Thiago Scavacin;

  - 1º Ten Eng Matheus Pacheco Guanabara Santiago;

  - 1º Ten Eng João Gabriel Henriques Leite; e

  - 1º Ten Eng Igor Fonte Portella;

 
 
 
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página