Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CURSO DE ENSAIOS EM VOO

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2010, 16h00

Processo de Seleção

 

CURSO DE ENSAIOS EM VOO

Objetivo

 

O CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados.

O CEV tem, ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de Ensaios em Voo.

 

Resumo histórico

O Curso de Ensaios em Voo (CEV) foi criado pela Portaria nº 098/GM3, de 06 de fevereiro de 1986. As instruções referentes ao curso foram aprovadas na Portaria nº 099/GM3, de 06 de fevereiro de 1986.
Em 1987 foi ministrado o primeiro Curso de Ensaios em Voo (I CEV).
Em 2004, o CEV recebeu o reconhecimento internacional, por parte da SETP (Society of Experimental Test Pilots), sendo o único curso reconhecido, no gênero, no hemisfério sul.
Atualmente, o curso é regido pela ICA 37-35 "Normas Reguladoras do Curso de Ensaios em Voo", aprovada pela Portaria Nº 917/GC3, de 22 de julho de 2016.

 
Modalidades

Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa

Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa

Piloto de Ensaio Experimental de Asas Rotativas

Engenheiro de Ensaio Experimental de Asas Rotativas

Engenheiro de Instrumentação de Ensaios

Técnico de Instrumentação de Ensaios

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página