Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IPEV no caminho da Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

IPEV no caminho da Sustentabilidade

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 09h24

Como parte do cronograma das atividades do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu no último dia 16 de agosto, uma palestra sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, focada principalmente no que diz respeito à coleta e destinação dos resíduos sólidos gerados, com o objetivo de conscientizar a todos da importância dessa prática.

A palestra foi ministrada pelo coordenador de Educação Ambiental da URBAM - Urbanizadora Municipal da cidade de São José dos Campos - SP. Durante a palestra foi exposto à audiência os danos que o mau condicionamento do lixo pode gerar a natureza, devido sua decomposição, a qual produz o chorume e o biogás. Como também, foi demonstrado que realizando o tratamento correto dos resíduos sólidos em aterros sanitários planejados é possível mitigar esses danos à natureza, sendo possível produzir energia com biogás e emprego sustentável à população, por meio do material reciclável.

“A URBAM tem promovido palestras em empresas, órgãos públicos, escolas, como também tem ido à rua batendo em porta em porta com o objetivo de conscientizar a população da importância do descarte correto do seu próprio resíduo, em busca de promover mudança de atitude da sociedade”, afirmou o Sr. Rodrigo Cordeiro da Costa, coordenador de Educação Ambiental.

O Plano de Gestão Sustentável (PLS) busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades do IPEV, através de estímulos que vão desde a sensibilização e capacitação dos servidores, gestão adequada dos recursos naturais, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“As metas a serem atingidas começam com economia de água e energia, redução de papel para impressão e chegando até a implantação de um processo de coleta seletiva dos resíduos gerados pelo IPEV. No entanto, a maior meta é a mudança de cultura que é buscada no cuidado com o meio ambiente que envolve tudo: pessoas, ambiente de trabalho e natureza.” afirmou o engenheiro Sr. Lucas Benedito dos Reis Sousa, presidente da Comissão Gestora de Logística Sustentável, a qual é responsável pela implantação do PLS no IPEV.

O IPEV vem caminhando no sentido correto para alcançar suas metas mais ousadas, instalando diversos coletores de baterias nas suas dependências e destinando corretamente esse material, já sendo descartados 23 kg no presente ano.

Para mais informações sobre as diretrizes traçadas pelo Ministério do Meio Ambiente para o enfrentamento das graves questões ambientais é possível acessar o site: www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página