Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IPEV promove o 10º Simpósio de Segurança de Voo

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu nesta semana, entre os dias 08 e 10 de agosto, o 10º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2017), com o intuito de disseminar a cultura e a prática da Segurança de Voo.

O SSV 2017 teve como objetivo difundir assuntos relativos a segurança de voo de interesse da comunidade aeronáutica, bem como criar um ambiente adequado a troca de experiência entre órgãos governamentais, empresas e organizações militares.

O Cel Av Silvio Lúcio Cunha Bastos, diretor do IPEV, ressaltou durante a cerimônia de abertura que o Instituto entende a importância de disseminar a mentalidade de segurança de voo, aceitando a responsabilidade em dar sua contribuição, tornando esse evento, cada vez mais, um relevante fórum de disseminação da cultura de segurança de voo no cenário nacional.

Em sua 10ª Edição, o Simpósio contou com a Palestra de Abertura do Ilmo. Sr. Ozires Silva, co-fundador da EMBRAER, com tema “Segurança de Voo, uma história de aprendizado”. Neste momento a audiência pode presenciar um relato histórico dos primórdios da criação da indústria aeronáutica nacional e constatar o exacerbado espírito nacionalista deste abnegado brasileiro.

Durante a tarde do primeiro dia, foi ministrado um mini-curso com o tema “Regulamentação e Controle das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) no Espaço Aéreo Brasileiro” ressaltando as peculiaridades da operação destas aeronaves, bem como seu impacto na aviação mundial.

Como fechamento das diversas palestras técnicas proferidas por especialistas e estudiosos da área de Segurança de Voo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) atualizou a audiência sobre ostatus atual dos procedimentos para investigação de acidentes com drones.

O sucesso do evento foi proporcionado pela presença de mais 220 pessoas de todo o país, dentre eles pilotos, engenheiros, técnicos, tripulantes, professores e universitários, que buscavam aumentar seus conhecimentos acadêmicos e operacionais na área de Segurança de Voo.

Texto: Comunicação Social do IPEV / Contribuição: Maj Av Cantaluppi

Fotos: S2 Leonardo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página