Calibração Anemométrica – XXVII CEV

Escrito por Comunicação Social

Calibração Anemométrica – XXVII CEV

Como parte do currículo do XXVII Curso de Ensaios em Voo – Modalidade Asa Fixa, foi realizada a campanha de calibração do sistema anemométrico da aeronave A-29B no período de 03 a 13 de abril de 2017 pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo - EFEV.

A campanha ocorreu sobre a pista do aeródromo de São José dos Campos, com o objetivo de capacitar os alunos do XXVII CEV a determinar o erro de posição do sistema pitot-estático do A-29B, como também de levantar o fator de recuperação da sonda de temperatura da aeronave e as curvas de calibração das “girouettes” (aletas móveis instaladas na extremidade do “boom” com a finalidade de medir o ângulo de ataque e derrapagem da aeronave).

Neste ensaio, a aeronave faz uma sequência de passagens sobre a pista a uma mesma altitude. As passagens são monitoradas por câmeras e sensores, de modo que os dados da aeronave são coletados e transmitidos à estação de telemetria, onde os engenheiros analisam os dados. Assim é possível realizar a validação em tempo real e repassar as informações ao piloto por meio de um canal tático.

Entre pilotos, engenheiros e técnicos, cerca de 10 pessoas são envolvidos para a realização deste ensaio.

“As informações fornecidas pelos instrumentos da aeronave são os parâmetros primários utilizados para o cumprimento da missão, quer seja ela o emprego direto de armamento, um translado ou uma aproximação final IFR. Todo sistema de medida tem erros, que devem ser conhecidos e, se necessário (por força de contratos, normas ou missão), corrigidos. Assim sendo, os erros do sistema anemométrico da aeronave tem relação direta com a segurança de voo e o cumprimento da missão para a qual foi projetada. Além disso, todas as forças aerodinâmicas e propulsivas atuando sobre uma aeronave em voo são função da temperatura, densidade, pressão e viscosidade do meio no qual a aeronave se desloca. Qualquer falha na correção dos erros do sistema anemométrico poderá tornar sem valor todos os dados de desempenho e a maior parte dos dados sobre as qualidades de voo de uma aeronave”, informou o Cap Eng William Tomm, instrutor responsável por coordenar essa campanha do curso.

Os conhecimentos adquiridos pelos alunos contribuirão futuramente para o desenvolvimento operacional da Força Aérea Brasileira durante a modernização e aquisição de novos equipamentos, visto que recentemente fez-se necessário realizar esses ensaios na modernização das aeronaves F-5 Tiger II, C-95 Bandeirante e P-95 Bandeirulha, estando o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo – IPEV envolvido no processo de modernização desses projetos.

Atualmente, a Divisão de Formação de Ensaios em Voo (EFEV) do IPEV, subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, é a única escola da América do Sul reconhecida pela Associação Internacional de Ensaios em voo, sendo uma entre as sete escolas de Ensaios em Voo existentes no mundo.