Página inicial > Todas as Notícias > IPEV realiza Operação Rastro 2

IPEV realiza Operação Rastro 2

Entre os dias 9 de outubro a 8 de dezembro de 2023, foi realizada, no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Rastro 2 para validação experimental do Sistema de Trajetografia Óptico com Dupla Visão (SisTrO - II), que será usado em ensaios de separação de cargas externas.

Aeronave A-29 equipada com casulo fotográfico e bombas BAFG-230 inertes, que estão sendo rastreadas em tempo-real pelo SisTrO II

O SisTrO II foi desenvolvido e integrado pela equipe científica das Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD) e Suporte Técnico (EST) do IPEV, como parte do projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Desenvolvimento de Ferramentas Avançadas de Apoio à Decisão em Tempo Real para ensaios em voo (FAEV) firmado entre o IPEV, FINEP e Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). O sistema é composto por câmeras de alta velocidade e computadores para o processamento de imagens a bordo, permitindo a determinação da trajetória de separação de cargas externas com agilidade e exatidão.

Antes da campanha de ensaios em voo, foram realizados vários testes em solo, visando a integração e a validação da nova ferramenta, o que inclui a calibração das câmeras e a execução de testes de separação em solo.

Aparato experimental para os testes de separação em solo (“pit drop”)

Para o Major Batistelli a capacidade de trabalho em equipe e o comprometimento dos militares de todas as Divisões do IPEV foram fundamentais para a obtenção dos resultados planejados na concepção da campanha. “O sucesso da operação também contou com a colaboração de equipes especializadas do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do 3º/3º GAV”, destacou.

Parte da equipe técnica envolvida na campanha de ensaios em voo do SisTrO II

Ao todo, foram realizados cinco (5) lançamentos da bomba de fins gerais BAFG-230 do tipo inerte, durante os quais foi possível obter a trajetória de separação do artefato em tempo real e transmitir esses dados para a estação de telemetria em solo.

Sequência de separação da BAFG-230 nos ensaios em voo com a aeronave A-29, sendo acompanhado por uma aeronave T-27M do IPEV

O Engenheiro de Provas, Major Engenheiro Dias, destaca que “a ferramenta desenvolvida pelo IPEV possui características de robustez a falhas no rastreamento dos alvos, o que possibilita o cálculo de trajetória em tempo real. O SisTrO II diminuiu, consideravelmente, o tempo de análise entre dois voos consecutivos durante uma campanha de ensaio de armamento aéreo. Trata-se de uma solução altamente inovadora, não existindo sistema equivalente a nível internacional”.

O chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD), Major Engenheiro Preisighe, explica que o projeto SisTrO II é um projeto de grande relevância para o suporte de atividades estratégicas do IPEV, que possibilita novas habilidades e capacidades para o desenvolvimento e certificação de armamentos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Os recursos e funcionalidades disponibilizados pelo SisTrO II permitem elevar a segurança de voo, maximizando a eficiência e eficácia na realização de ensaios em voo com cargas externas.

O Coordenador-Geral da operação, Major Aviador Batistelli, avalia que “na prática, o novo sistema é capaz de reduzir pela metade as horas de voo necessárias para as futuras campanhas de ensaios de qualificação de armamentos da FAB. Além da economia de recursos, o SisTrO II torna possível obter medições de trajetória confiáveis com o funcionamento de apenas uma câmera”.

Fonte e Fotos: Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (IPEV-EPD)