Página inicial > Todas as Notícias > Divisão de Formação em Ensaios em Voo forma 8 militares no Curso de Ensaios em Voo

O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) realizou na última sexta-feira, dia 06 de julho, a Cerimônia de Conclusão do XXVII Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidade Asa Fixa. A cerimônia foi presidia pelo Excelentíssimo Senhor Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Ten Brig Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de comandantes, chefes e diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), pilotos e engenheiros de prova, e pessoal de instrumentação de ensaio formado no Instituto, além de representantes de empresas apoiadoras. O Coronel Aviador R1 Márcio Brizola Jordão, Prova 32, piloto de ensaio de asa fixa, foi convidado pelos alunos para ser o paraninfo da turma.

O Curso de Ensaios em Voo (CEV) possui o objetivo de formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. Este curso tem, ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

Este Curso projeta o Brasil entre os poucos países no mundo a formarem suas próprias equipagens de ensaio experimental. Em 2004, o Curso de Ensaios em Voo da Força Aérea Brasileira recebeu o reconhecimento internacional por parte da Society of Experimental Test Pilots, passando a compor um seleto grupo de escolas creditadas junto àquela instituição.

No XXVII Curso de Ensaios em Voo, foi ministrada a modalidade de Asa Fixa, para Piloto de Ensaio Experimental; Engenheiro de Ensaio Experimental; e Técnico Instrumentador de Ensaios. Teve a duração de 65 semanas para Pilotos e Engenheiros de Ensaio e 45 semanas para Técnicos Instrumentadores.

Como prática final da atividade aérea, os Técnicos Instrumentadores realizaram o projeto e a execução da instrumentação completa em aeronave AT-26 Xavante, aeronave laboratório do IPEV utilizada para calibração e telemetria.

Já os Pilotos e Engenheiros experimentais, realizaram o exercício denominado “Preview” que se caracterizou pela avaliação completa da aeronave F-39 GRIPEN, da empresa SAAB, na cidade de Linköping - Suécia, visando seu emprego em tarefas e missões específicas da Força Aérea. Tiveram ainda a oportunidade de voar vários tipos de aeronaves dentre elas, A-1, A-29, C-95 M, C-97, C-98, C-99, C-105, F-5 M, EMBRAER-190, F-39 (GRIPEN D), IU-50, SK-60.

Assim, após uma ampla jornada de extrema dedicação dos formandos, o IPEV entrega à Força Aérea Brasileira mais 2 Pilotos de Ensaio Experimental, 1 Engenheiro de Ensaio Experimental e 4 Técnicos Instrumentadores de Ensaio, e à Marinha do Brasil mais 1 Engenheiro de Ensaio Experimental:

- Cap Av David, Prova 111;

- Cap Av Bordignon; Prova 112;

- 1º Eng Marcelo Botelho, Curinga 82 (Marinha do Brasil);

- 1º Eng  Leonardo Martire, Curinga 83;

- 2ºSgt BET Quintão, Valete 113;

- 2ºSgt BET Déborah, Valete 114;

- 2ºSgt BET Jonas, Valete 115; e

- 3ºSgt BEI Priscila Cristina, Valete 116.