Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Todas as Notícias > IPEV realiza Operação Coruja
Início do conteúdo da página

IPEV realiza Operação Coruja

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou, no período de 02 a 06 de outubro de 2017, a Operação Coruja, com o objetivo de manter a qualificação dos pilotos de ensaios de asa fixa em missões com o uso dos óculos de visão noturna (Nigth Vision Googles – NVG), na aeronave A-29 Super Tucano. Nesta segunda edição da Operação, além dos voos de adaptação, os pilotos do IPEV realizaram voos de formatura básica com duas aeronaves.


A Operação foi coordenada pela Seção de Operações do IPEV e contou com o apoio de uma aeronave A-29 Super Tucano e dois instrutores do 3º/3º Grupo de Aviação, além da Divisão de Suprimento e Manutenção do IPEV com o apoio de pista. Todos os voos ocorreram a partir do aeródromo de São José dos Campos - SP.


O NVG é um dispositivo optoeletrônico que permite a produção de imagens em níveis de luz que se aproximam da escuridão total, tipicamente monocromática em tons de verde.

A doutrina de voo NVG está, cada vez mais, sendo utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) devido ao alto ganho operacional em ambiente noturno. Este equipamento possibilita realizar as missões em condições noturnas sem referências visuais para o olho humano, permitindo assim, pousos, decolagens, voos de formação e ataques noturnos em locais pouco iluminados.

Ao concluir a Operação, o Major Aviador Leandro Vinícius Coelho, Chefe da Seção de Operações do IPEV, destacou: “Nesta edição, aprimoramos o nosso treinamento com o voo de formatura 2 aviões com o uso do NVG, buscando melhor qualificar nossas equipagens para as demandas de ensaios crescentes no IPEV, envolvendo o voo com os óculos de visa noturna, como por exemplo, no projeto do KC-390 e A-1M”.

 

Texto: Seção de Comunicação Social do IPEV / Contribuição: Maj Av Vinícuis e Maj Av Alisson
Fotos: Maj Av Roque
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página