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IPEV promove treinamento operacional com 1º/9º GAv em Surucucu

     No período de 08 a 20 de julho de 2019 uma equipagem do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu o treinamento de tripulações do 1º/9º Gav, esquadrão operador da aeronave “C-105A FAB 2805” sediado na Ala 8 em Manaus, de forma a qualificá-las para a execução dos procedimentos especiais na pista do aeródromo de Surucucu - Roraima.

     Devido aos riscos decorrentes das elevações do terreno e da elevada inclinação da pista do aeródromo de Surucucu, as operações com a aeronave C-105 Amazonas nessa localidade estavam suspensas desde 2016. Em atendimento a uma solicitação do Comando de Preparo (COMPREP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do IPEV e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), certificou, no final de 2018, procedimentos especiais de aproximação, arremetida, pouso e decolagem, possibilitando a retomada das operações do C-105 nessa localidade estratégica para a defesa do território nacional, em apoio ao 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro.

Surucucu 2.1

     A fim de concluir esta notória Campanha, se fez necessário praticar os procedimentos especiais para a utilização da pista de forma criteriosa e segura. Então, depois de realizadas as ações de infra-estrutura necessárias ao cumprimento dos procedimentos especiais, como a instalação de um Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão Simplificado (APAPI) pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a atualização do simulador da aeronave pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), o IPEV promoveu o treinamento estratégico da tripulação do 1º/9ºGAv para execução de suas atividades neste singular aeródromo.

     Foram realizadas aulas teóricas, instrução em simulador abrangendo procedimentos normais e de emergência específicos para a localidade, voo locais para treinamento dos procedimentos de cabine, características de voo e familiarização com os procedimentos especiais e, por fim, foram realizados treinamentos de aproximação, pousos e decolagens em Surucucu. No total foram qualificados quatro pilotos, dois mecânicos de voo e três Load Masters (graduado responsável pela carga a bordo da aeronave). 

Surucucu 3

     Participaram da atividade o Maj Eng Leonardo Maurício de Faria Lopes e o Cap Av Thiago Fontes Macedo, engenheiro e piloto de provas do IPEV responsáveis pelos ensaios de certificação. “A operação foi um exemplo de interoperabilidade eficiente da Força Aérea Brasileira. Grandes segmentos como o COMPREP, o DECEA e o COMGAP (Comando Geral de Apoio), liderados pelo DCTA, atuaram em conjunto para proporcionar uma operação mais segura e eficiente do C-105 para o cumprimento de um objetivo operacional da Força”, concluiu o Cap Av Thiago Macedo.

Surucucu 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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