Página inicial > DPJ-DCTA e IPEV realizam os voos de recebimento das aeronaves E‑99M e FAB 6702 e 6703

DPJ-DCTA e IPEV realizam os voos de recebimento das aeronaves E‑99M e FAB 6702 e 6703.

A Divisão de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DPJ-DCTA) em conjunto com o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo IPEV realizaram em novembro e dezembro os voos de recebimento do projeto de modernização de duas aeronaves E‑99M. As aeronaves FAB 6702 e 6703 foram recebidas com participação da equipagem de Ensaios em Voo, Coronel Aviador Ahrens (DPJ-DCTA), Tenente Engenheiro Santiago (IPEV) e Tenente Engenheiro João Gabriel (IPEV). Participaram ainda do recebimento a equipe de operadores e mecânicos do esquadrão Guardião (2°/6° GAV).

Para o recebimento do FAB 6702, a equipagem de ensaio realizou 2 voos no período de 17 e 18 de novembro de 2020. Já para o recebimento do FAB 6703, os 2 voos de ensaio foram realizados nos dias 08 e 09 de dezembro de 2020. Os voos de recebimento para cada aeronave tiveram duração de aproximadamente 7 horas e foram realizados nas áreas de ensaio de São José dos Campos (SP) e nas áreas próximas a EMBRAER em Gavião Peixoto (SP).

O objetivo dos voos foi verificar o correto funcionamento dos diversos sistemas legados e modernizados da aeronave. A avaliação dos sistemas legados foi balizada pela verificação dos controles de voo, pressurização, anti-ice e funcionalidades do piloto automático. Já a avaliação do sistema modernizado foi composta pela verificação dos sistemas IFF, Mission Audio (V/UHF e HF), além do sistema C2 e as diversas funcionalidades do radar da aeronave E-99M.