Página inicial > Dia das Crianças Solidário

Dia das Crianças Solidário

A Comissão do Programa de Fortalecimento e Valores - PFV, vem expressar toda gratidão ao efetivo do IPEV que se uniu na campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças da Cruzada Assistencial, seu apoio generoso e dedicação fez uma diferença incrível na vida das crianças que foram beneficiadas.

A Cruzada Assistencial é uma organização da sociedade civil, administrada por uma diretoria voluntária. Foi fundada em 1957, pelo Padre João Marcondes Guimarães com o objetivo de acolher as crianças e adolescentes em situação de risco e/ou abandono do Município de São José dos Campos. É uma instituição que acolhe e ampara crianças e adolescentes 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social de forma excepcional e provisória, garantindo seu desenvolvimento integral por meio do fortalecimento da cidadania, convivência familiar e comunitária.

Em sua operação mantém interface com os órgãos encaminhadores, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar, como também, profissionais voluntários, Secretária de Apoio Social ao Cidadão e outras Secretarias Municipais.

A instituição não se preocupa somente com as crianças que encontram-se em situação de risco, mas também com a família. O objetivo é acompanhar, orientar e auxiliar as famílias, visando proporcionar o retorno da criança, preparando-as de forma a receber as mesmas após o desligamento institucional, pois como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, abrigo é medida excepcional e temporária, até que a família se organize; prevê também como fundamental, a preservação dos vínculos familiares.

Texto e Fotos: IPEV, Ten Vanessa