Página inicial > DCTA conclui com sucesso instrumentação inédita do rotor principal do H-36

DCTA conclui com sucesso instrumentação inédita do rotor principal do H-36

Nesta terça-feira, 17 de agosto de 2021, no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), foi realizado o último voo de verificação da instrumentação de ensaios em voo projetada pelo DCTA e instalada na aeronave H-36 Caracal FAB 8521. A referida instrumentação foi concebida com o objetivo de viabilizar a execução da Campanha de ensaios para desenvolvimento e certificação da capacidade de reabastecimento em voo (REVO) de aeronaves de asas rotativas pela aeronave KC-390 Millenium da EMBRAER. Os ensaios de REVO do par KC-390 / H-36 estão previstos para ocorrer no início de 2022, dentro do escopo da Operação CAXIRI do Projeto KC-X.

Com o intuito de garantir a integridade estrutural e a vida em fadiga do conjunto rotativo do H-36 durante a Operação CAXIRI e nas futuras operações e exercícios de REVO do par KC-390 / H-36, foi necessário o inédito desenvolvimento e implementação de um sistema de sensores capazes de fornecer os esforços mecânicos sofridos pelo rotor principal e pela transmissão do FAB 8521 em voo, conhecimento esse atualmente dominado apenas por  fabricantes de aeronaves de asas rotativas e de alto valor agregado. Vale ressaltar que a instrumentação foi desenvolvida para um objetivo específico dentro do Projeto KC-X, mas pode ser empregada em diversas aplicações para ampliar o conhecimento e melhor emprego da aviação de asas rotativas pela FAB.

Dessa forma, a aeronave H-36 FAB 8521 está equipada com uma instrumentação no estado da arte, permitindo que os engenheiros de ensaios monitorem, durante o voo e em tempo real, simultaneamente, dezenas de parâmetros, garantindo assim não apenas a segurança das tripulações e da aeronave bem como suportando o início da próxima etapa, cujo objetivo é comprovar a capacidade de reabastecimento em voo de helicópteros por aeronaves de grande porte a jato, tais como o KC-390 Millenium. Objetivo audacioso, dado seu ineditismo no cenário mundial e que ao ser alcançado colocará o Brasil mais uma vez em destaque dentro do meio aeronáutico militar internacional.

Para o sucesso alcançado na etapa de desenvolvimento da instrumentação de ensaios em voo, diferentes organizações da FAB estiveram envolvidas. Destaca-se o trabalho árduo e sinérgico de Institutos do DCTA, como IPEV, IFI e IAE, e o apoio decisivo de suporte operacional e logístico do 3º/8º GAv e GLOG 12 do COMPREP.