Comandante do COMAE ministra a Aula Inaugural do XXVII Curso de Ensaios em Voo

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia de hoje, dia 13 de fevereiro, a Aula Inaugural do XXVII Curso de Ensaios em Voo (CEV) modalidade Asa Fixa e Técnico de Instrumentação de Ensaios. A palestra foi ministrada pelo Excelentíssimo Senhor Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado.

A platéia composta por Oficiais Generais do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Diretores, Comandantes e chefes das unidades subordinadas a GUARNAE-SJ, Provas e Curingas, servidores e militares do IPEV, e os alunos do XXVII CEV, pôde reconhecer a importância e valorização da atividade de Ensaio em Voo diante do cenário de mudanças e reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Curso de Ensaios em Voo tem a finalidade de preparar tripulações compostas por pilotos e engenheiros para executar as atividades relacionadas com voos de desenvolvimento de aeronaves ou sistemas, como também, formar técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para coletas de dados, a fim de contribuir para o aumento da capacidade operacional da FAB.

Até a presente data, a Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV (EFEV), formou no Curso de Ensaios em Voo no Brasil, 88 Pilotos de Ensaio, 68 Engenheiros de Ensaio, 03 Engenheiros de Instrumentação de Ensaios e 108 Técnicos de Instrumentação de Ensaios. E, no dia de hoje recebe 08 novos alunos, sendo 02 pilotos, 02 engenheiros e 04 graduados.

Brig Machado