Formatura do XXVI CEV-EI/IE

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 09h17

No dia de hoje, o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) realizou, a cerimônia de formatura da turma do XXVI Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidades Engenheiro de Instrumentação de Ensaios e Técnico de Instrumentação de Ensaios. A cerimônia foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, e contou com a presença de comandantes, chefes e diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos, pilotos e engenheiros de prova, e engenheiros e técnicos de instrumentação de ensaios formados nesse Instituto, além de representantes de empresas apoiadoras.

01

O Curso de Ensaios em Voo, nas modalidades de Engenheiro e Técnico de Instrumentação de Ensaios tem a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

22

Durante o CEV, na modalidade Engenheiro de Instrumentação de ensaios foram ministrados mais de 800 tempos de aulas teóricas, laboratórios e treinamento por meio de “on-the-job-training”, nos quais foram lecionados conhecimentos nas áreas de Aerodinâmica, Fundamentos de Aquisição de Dados, Sistemas de Aeronaves, Instrumentação, Calibração e Telemetria, necessários para o projeto e integração de sistemas embarcados de instrumentação em aeronaves de asa fixa e rotativas.

17

Ao final do curso o aluno projetou e coordenou a instrumentação de um sistema de visualização de dados de forças e deslocamentos dos controles de voo na aeronave A-29 Super Tucano do IPEV. Para verificação final da instrumentação, o aluno realizou o voo de “Shakedown” na aeronave A-29, no qual pode observar o funcionamento em voo do sistema instalado.

Na modalidade Técnico de Instrumentação de Ensaios, o CEV teve a duração de 44 semanas, em que foram ministrados mais de 1500 tempos de aulas teóricas, práticas e estágios, das quais se destacam aquisição de dados, metrologia e medições, transmissão e recepção de dados, sistemas de aeronaves e barramento digital em aeronaves.

25

Durante o curso, os alunos visitaram a Fábrica da EMBRAER em Gavião Peixoto, onde puderam conhecer os mais modernos sistemas utilizados nas novas aeronaves E-JETS E2 e KC-390. Nessa visita, os alunos se depararam com tecnologias de ponta utilizadas em projetos de instrumentação, calibração e telemetria e puderam verificar a importância da instrumentação no desenvolvimento de aeronaves e seus sistemas.

Após 44 semanas de curso os profissionais formados terão a capacidade de dar suporte para as atividades de desenvolvimento e certificação de produtos aeronáuticos no âmbito do Ministério da Defesa. Foram graduados 1 Engenheiro de Instrumentação e 2 Técnicos de Instrumentação da Força Aérea Brasileira, e 2 Técnicos de Instrumentação do Exército Brasileiro.

Formandos