Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo forma 13 militares no Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves

O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) realizou no dia de hoje, 14 de julho, a cerimônia de conclusão do XXVII Curso de Preparação para Recebimento de Aeronavesmodalidade Asas Rotativas (CPRA - AR) . Curso de Recebimento foi realizado na Divisão de Formação do IPEV, em São José dos Campos - S P , com apoio de pessoal e de aeronaves, das três F orças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) e da P olícia Militar do Estado de São Paulo.

 

DSC 5794

 

Sob coordenação da Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV (EFEV), durante as últimas nove semanas, foram ministradas instruções de Aerodinâmica Subsônica, Desempenho, Qualidades de Voo, Vibração, Técnicas de R ecebimento e P alestras que incluíram os temas de processo de recebimento e certificação civil e milita r . Após a s aulas teórica s, os alunos planejaram e executaram as diversas fases dos voos de recebimento com tripulação composta por dupla de Piloto e Engenheiro/Gerente de Manutenção.

 DSC 5820DSC 5861    

 

Na s Instruç ões Aérea s foram utilizadas as aeronaves H-50 Esquilo e H-60L “Black Hawk”, da Força Aérea Brasileira; H-50 Esquilo e
AS 332 “Super Puma”, da Marinha do Brasil; AS 550 Fennec, do Exército Brasileiro; e AS 350 B2, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Formaram-se no XXVII CPRA:

  • 6 P ilotos, 1 E ngenheiro e 2 G erentes de M anutenção da Força Aérea Brasileira ,

  • 1 P iloto e 1 E ngenheiro do Exército Brasileiro,

  • 1 P iloto da Marinha do Brasil e;

  • 1 P iloto da P olícia M ilitar do E stado de S ão P aulo.

 

DSC 5880

 

O Curso de Preparação para Recebimento de Aeronaves é uma atividade realizada pelo IPEV em apoio aos demais Grandes Comandos da Aeronáutica, especialmente o COMGAR e o COMGAP, e demais Forças Armadas. A instrução tem objetivo de especializar tripulações para incrementar a segurança e a operacionalidade de voos de manutenção, além de estabelecer doutrina de recebimento das aeronaves e equipamentos junto a fornecedores externos como as empresas do ramo de aviação.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página