Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Divisão de Formação em Ensaios em Voo forma 4 militares no Curso de Ensaios em Voo

  

O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) realizou na última sexta-feira, dia 03 de junho, a cerimônia de formatura da turma do XXV Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidade Asa Fixa. A cerimônia foi presidia pelo Excelentíssimo Senhor Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, e contou com a presença de comandantes, chefes e diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos, pilotos e engenheiros de prova, e pessoal de instrumentação de ensaio formado naquele Instituto, além de representantes de empresas apoiadoras. O Tenente Coronel Aviador Marcos Pontes, Prova 37, piloto de ensaio de asa fixa, foi convidado pelos alunos para ser o paraninfo da turma.

 

fotocev1

 

O Curso de Ensaios em Voo possui o objetivo de formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. Este curso tem, ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

 

embraer

 

Durante o CEV, foram ministrados 680 tempos de instrução terrestre, além de 100 horas de voo por aluno, em cerca de 17 tipos diferentes de aeronaves e simuladores, onde se destacam os seguintes modelos: A-29 SUPER-TUCANO, C-95 BANDEIRANTE, C-97 BRASÍLIA, C-98 CARAVAN, C-99, C-105, C-130 HÉRCULES, VU-35 LEARJET, VC-2, P-3 ORION, HU-16 ALBATROSS, T-38 TALON,  F-5F TIGER II e F-16D FIGHTING FALCON.

 

fotocev2

 

Além disso, foi o primeiro curso com a utilização da aeronave F-5F como aeronave base da formação da fase de sistemas e o A-29 como aeronave base da formação da fase de Qualidades de Voo.

 

fotocev3

 

 

Assim, após 59 semanas de curso, a Força Aérea Brasileira foi contemplada com mais 2 Pilotos e 2 Engenheiros de Ensaio Experimental de Asa Fixa para apoiar as atividades de desenvolvimento e certificação de produtos aeronáuticos no âmbito do COMAER, sendo contemplados com os títulos de Prova 107 o Maj Av Cristiano de Oliveira Peres, Prova 108 o Cap Av Abdon de Rezende Vasconcelos, Curinga 80 o 1º Ten Eng Maurício Correia Sales, e Curinga 81 o 1º Ten Eng Rafael Macedo Trindade.

.

 

Texto: Maj Av Bussmann - Fotos: S1 Mendes SIDOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página