Divisão de Formação em Ensaios em Voo forma 14 militares no Curso de Ensaios em Voo

O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10 de dezembro, a cerimônia de formatura das turmas do XXIV Curso de Ensaios em Voo (CEV), modalidades Asas Rotativas e Engenheiro de Instrumentação de Ensaios, e do XXV Curso de Ensaios em Voo, modalidade Técnico de Instrumentação de Ensaios. A cerimônia foi presidia pelo Excelentíssimo Senhor Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Alvani Adão da Silva, e contou com a presença de comandantes, chefes e diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos, Provas, Curingas, Corujas e Valetes formados neste Instituto, além de representantes de empresas apoiadoras. O Coronel-Aviador Alan Elvis de Lima, Prova 46, piloto de ensaio de asas rotativas e ex-diretor do IPEV foi convidado pelos alunos para ser o paraninfo da turma.

O Curso de Ensaios em Voo possui o objetivo de formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e sistemas embarcados, bem como para verificar atividades deste gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. Este curso tem, ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

Durante o CEV na modalidade asas rotativas, foram ministrados 768 tempos de instrução terrestre, além de 90 horas de voo por aluno, em cerca de 20 tipos diferentes de helicópteros e simuladores, onde se destacam os seguintes modelos: H-60L Black Hawk; H-50 Esquilo; AH-2 Sabre; H-36 Caracal; BELL Jet Ranger; AS-355 Esquilo Bimotor; AS 550 Fennec; AS 365 Dauphin K2; UH-72 Lakota; OH 58C Kiowa; AW-101 Merlin; AW-119 Koala; AW-129 Mangusta; AW-139; AW-149 e AW-189.

Além disso, foi o primeiro curso com a utilização da aeronave Black Hawk como helicóptero base da formação dessa nova geração de tripulantes de ensaios em voo.
A modalidade de Engenheiro de Instrumentação de Ensaios foi realizada em sua segunda edição, na qual foram ministrados mais de 800 tempos de aulas teóricas e práticas e de treinamento por meio de “on-the-job training”, que capacitou o aluno a projetar e coordenar a instrumentação da aeronave C-97 BRASÍLIA do IPEV.

O XXV CEV - modalidade Técnico de Instrumentação de Ensaios teve a duração de 45 semanas. Nessa modalidade foram ministrados mais de 1.500 tempos de aulas teóricas, práticas e estágios, das quais se destacam aquisição de dados, metrologia e medições, transmissão e recepção de dados, sistemas de aeronaves e barramento digital em aeronaves.

Assim, após 66 semanas de curso, a Força Aérea Brasileira foi contemplada com mais 1 Piloto e 3 Engenheiros de Ensaio Experimental de Asas Rotativas, 1 Engenheiro de Instrumentação de Ensaios e 6 Técnicos de Instrumentação de Ensaios, enquanto o Exército Brasileiro recebeu 1 Piloto de Ensaio Experimental de Asas Rotativas e 2 Técnicos de Instrumentação de Ensaios.