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CURSO DE ENSAIO EM VOO FINALIZA FASE DE DESEMPENHO NA AERONAVE F-5.

 

No mês de agosto foi finalizada a fase de desempenho do Curso de Ensaio em Voo (CEV) com a utilização da aeronave F-5. Pela primeira vez, o F-5 foi a aeronave base utilizada para a instrução da fase de desempenho do curso, visto que no final de 2013 a aeronave AT-26 Xavante foi desativada no IPEV. “Esta foi a opção que permitiu a continuidade do curso de ensaio, pois sem uma aeronave de caça a jato, não seria possível fazermos o curso acontecer em 2015”, explica o Maj Av Bussmann, instrutor da Divisão de Formação em Ensaios em Voo. Após longas discussões junto ao EMAER e COMGAR, houve a definição do uso temporário da aeronave, em substituição ao AT-26. “Sabemos que esta é uma fase transitória, até que uma nova aeronave seja adquirida para ser implementada no curso. O F-5 satisfaz parcialmente as necessidades exigidas pelo currículo do CEV e não permite que haja a formação de uma quantidade adequada de pilotos e engenheiros que atenda à demanda dos projetos da FAB que necessitam de equipagens de ensaio em voo”, complementa o Maj Bussmann.

 

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O apoio às atividades foi dado pelo 1ºGAVCA e pelo 1º/14ºGAV, onde foi realizado o pré-solo dos alunos e as missões da fase de cruzeiro jato e margem de manobra. Em 2015, o curso foi dimensionado para dois pilotos e dois engenheiros, que corresponde à metade da necessidade de tripulantes, em função da disponibilidade limitada da aeronave F-5, cujo uso foi compartilhado. “Projetos como o KC-390 e Gripen-NG demandam um número considerável de pilotos e engenheiros de prova e a formação limitada impacta diretamente no produto final que a FAB irá receber num futuro próximo”, finaliza o Maj Bettega, coordenador do curso.

 

Texto: Major Av Bussmann  -  Foto: Arquivo Pessoal

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